Cosméticos ecológicos

Ficar bonita é bom. Não prejudicar o meio ambiente e continuar bela é ainda melhor e está cada vez mais fácil, pois a onda do “ecologicamente correto” chegou à indústria de produtos de beleza.
Os chamados “cosméticos verdes” passaram a ser o foco de muitas empresas, que estão empenhadas em produzir xampus, cremes hidratantes, maquiagens, esmaltes e óleos corporais de forma a provocar o menor impacto possível à natureza, se preocupando com detalhes que vão desde a escolha da matéria-prima até a embalagem.
Na fórmula, apresentam ingredientes naturais, muitos usam apenas orgânicos (cujo cultivo não inclui agrotóxicos) e eliminam derivados de petróleo e substâncias sintéticas, como corantes. “A qualidade dos cosméticos verdes é igual a dos comuns.
A diferença é o cuidado especial com o meio ambiente durante a produção deles”, diz Emiro Khury, diretor técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC). Apesar de ainda não serem muito comuns no País, já existem selos de certificação para comprovar a origem desses produtos ecológicos.
Preferir cosméticos com embalagens recicláveis ou que possuam refis também é uma forma de preservar o meio ambiente.
“Além de ser uma opção mais econômica, o refil consome 30% menos recursos naturais”, afirma Renata Puchala, gerente da Natura Ekos, linha da empresa Natura que visa o uso sustentável da flora nacional.
A polêmica questão da utilização de animais em testes de novos cosméticos não é considerada um fator para que o produto seja considerado verde. “Mas é difícil achar uma empresa de cosmético verde que faça isso.
As que têm coerência não o fazem. Não tem sentido preservar o meio ambiente e testar o produto em animais ”, revela Khury.

Colaborou Renata Uliana




0 comentários:

Postar um comentário

Leia antes de comentar

Comentários com insultos ou escritos em miguxês serão excluídos.
Não faça spam, comentários com endereço ou links de blogs serão deletados.
Muitas pessoas tem acesso a esse blog portanto não deixe seu email ou senha nos comentários


Por Favor: Deixe sua opiniao, ou diga-nos o que vc achou do texto acima

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

As 5 postagens mais vistas do Dicas Atualíssimas